Bem vindo!!

Bem Vindo!

Solicite Seminário/Palestra para sua Igreja - Agenda aberta. gercinogomes@gmail.com - 037.3212-3324; 8803-8839 (vivo) - 8802-9256 (Oi whatsApp)

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Perpetuação da Espécie

E

Perpetuação da Espécie

Pr.Gercino L. Gomes

Gênesis 1.12

(ARA)

“A terra, pois, produziu relva, ervas que davam semente segundo a sua espécie e árvores que davam fruto, cuja semente estava nele, conforme a sua espécie. E viu Deus que isso era bom”.

(ARC)

“E a terra produziu erva, erva dando semente conforme a sua espécie e árvore frutífera, cuja semente está nela conforme a sua espécie. E viu Deus que era bom”.

Introdução

“O teste de vitalidade de uma planta é sua capacidade de se reproduzir em outra da própria espécie; nós estamos sempre reproduzindo em outros, e semeando trigo ou papoulas”.

F.B.Meyer

Definições

Espécie – (1)lat. Specìé,i ‘conjunto de traços que fazem reconhecer qualquer objeto, vista, olhar – (2)biologia.categoria taxonômica abaixo do gênero, cujos indivíduos são morfologicamente semelhantes entre si e com seus progenitores e se entrecruzam gerando descendentes férteis(Houaiss). – (1)Conjunto de seres que têm a mesma essência, abstraindo de suas diferenças individuais .(2) A espécie está logicamente subordinada ao gênero. Gênero: Grupo de seres que têm iguais caracteres essenciais.(Michaelis)

O foco desta singela palestra é refletirmos sobre:

  1. Perpetuação da espécie;
  2. Fruto;
  3. Semente

1) Que espécie de obreiro eu sou?

“O discípulo não é superior a seu mestre, mas todo o que for perfeito será como o seu mestre”.Lucas 6.40(RC)

“O discípulo não pode estar acima de seu mestre e; entretanto, todo aquele que completar condignamente seu aprendizado, será como seu mestre”. Idem (KJ)

1.1 – Manifestação das características

Feito árvores, teoricamente prontos para o processo reprodutivo tornaremos público nossos atos, abriremos nossa “caixa de ferramentas” – frutos com o maravilhoso e terrível poder de guardar uma semente que irá reproduzir outro ser da mesma espécie.

“Reproduzimos o que somos”

“Então, descerei e ali falarei contigo; tirarei do Espírito que está sobre ti e o porei sobre eles; e contigo levarão a carga do povo, para que não a leves tu somente”.

Números 11.17

“Os cinqüenta profetas de Jericó viram isso e disseram: O poder de Elias está com Eliseu! Então foram encontrar-se com ele, ajoelharam-se diante dele”.2 Reis 9.15 (NTLH)

1.2 – Mudando o perfil

Somos convidados todos os dias a rever nossas atitudes e nossa visão concernente as coisas de Deus.

“Se, porém, alguns dos ramos foram quebrados, e tu, sendo oliveira brava, foste enxertado em meio deles e te tornaste participante da raiz e da seiva da oliveira; não te glories contra os ramos; porém, se te gloriares, sabe que não és tu que sustentas a raiz, mas a raiz, a ti. Romanos 11.17,18 (RA)

Em algumas culturas de frutas tem se usado o método da “poda” para melhorar o peso e a qualidade do fruto colhido.

“Jesus disse:

Eu sou a videira verdadeira, e o meu Pai é o lavrador.

Todos os ramos que não dão uvas ele corta, embora eles estejam em mim. Mas os ramos que dão uvas ele poda a fim de que fiquem limpos e dêem mais uvas ainda”. João 15.1-2 (TNLH)

2) Funções do Fruto

2.1 – Chamar atenção;

2.2 – Alimentar de forma básica;

2.3 – Proteger a semente;

2.1.1 – Chamar atenção

Nisto o Senhor Jesus era especialista, os milagres serviam para:

a) Autenticar sua mensagem – João 3.2;Hebreus 2.4;

b) Dar testemunho da vinda do Reino de Deus - Mateus 4.23; 9.35; 10.7-8; 12.28; Lucas 4.18,24; 9.1-2; Atos 8.6-7, 13.

c) Remover obstáculos – Mateus 8.15

2.2.1 – Alimentar de forma básica

Jesus teve um amplo ministério público, abrangendo quatro abordagen

  • Ele pregou
  • Ele ensinou
  • Ele curou
  • Ele realizou milagres

2.3.1 – Proteger a Semente

Entendemos o quão é importante o fruto, porém é necessário também entender que no ciclo da reprodução há algo maior e este fruto belo, saboroso, apreciado e necessário é apenas a embalagem que conduz a possibilidade de uma nova árvore, a semente.

3. A Semente

Grão ou parte do fruto com o embrião em estado de vida latente; gérmen; causa; origem.

Metáfora: Aquilo que, com o tempo, há de produzir certos efeitos; causa, germe, origem.Housaiss

É evidente que quando falamos em semente no contexto bíblico somos levados naturalmente a interpretar como sendo a Palavra de Deus, e em sua maioria o é.

“Tome os ensinamentos que você me ouviu dar na presença de muitas testemunhas e entregue-os aos cuidados de homens de confiança, que sejam capazes de ensinar outros”.

2 Timóteo 2.2 (TNLH)

3.1 Gostaria de acrescentar aqui semente como sendo:

3.1.1. Nossos ensinos empíricos – Mateus 5.16;

3.1.2. Nossa ética – Gálatas 5.15;Isaías 5.20-24;

3.1.3. Nossa visão de reino - 1Co 4.14-18;

3.1.4. A palavra de Deus sem mistura – João 1.14.

Na agricultura existem basicamente três tipos de sementes: Crioulas, Híbridas e Transgênicas.

a)Sementes Crioulas;

b)Sementes Híbridas;

c)Sementes Transgênicas.

Uma cadeia de sucesso

O apóstolo Paulo soube como ninguém trabalhar fruto e semente, na linguagem moderna diríamos que trabalhou a mentoria com grande eficiência, vejamos como foi essa cadeia:

Em Atos 22.3, Paulo afirma:

“Sou judeu, nascido em Tarso da Cilícia, mas criado nesta cidade [Jerusalém]. Fui instruído rigorosamente por Gamaliel na lei de nossos antepassados, sendo tão zeloso por Deus quanto qualquer de vocês hoje”.

Gamaliel possuía uma visão equilibrada. Sua sabedoria singular e seu discernimento se destacaram ao proteger os apóstolos do Sinédrio, que desejava matá-los (At 5.33-40).

Nesse momento, Deus separou outro “mentor” para Paulo. Seu nome era José, mais conhecido no entanto pelo apelido de Barnabé. Para compreender a formação que Paulo obteve com Barnabé, precisamos conhecê-lo melhor.

As ações de Barnabé voltam a destacar-se logo após a conversão de Paulo :

Quando [Paulo] chegou a Jerusalém, tentou reunir-se aos discípulos, mas todos estavam com medo dele, não acreditando que fosse realmente um discípulo. Então Barnabé o levou aos apóstolos e lhes contou como, no caminho, Saulo vira o Senhor, que lhe falara, e como em Damasco ele havia pregado corajosamente em nome de Jesus. Assim, Saulo ficou com eles, e andava com liberdade em Jerusalém, pregando corajosamente em nome do Senhor (At 9.26-28).

As sementes de Barnabé poderiam chamar:

  1. Discernimento Espiritual;
  2. Coragem para advogar em favor de Paulo colocando em risco a amizade com os apóstolos;
  3. Visão de reino.

“Separem-me Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado”. Assim, depois de jejuar e orar, impuseram-lhes as mãos e os enviaram (At 13.1-3).

Paulo como Mentor de Timóteo

Paulo mentoreou muitas pessoas, no entanto foi com Timóteo que esse trabalho sem dúvida destacou-se mais claramente. A imagem de mentor transparece em 1 e 2 Timóteo, em especial no início de 2Timóteo. Experimente numerar, nos versículos citados a seguir, cada palavra, frase ou conceito que você considere expressão típica de um mentor:

Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, segundo a promessa da vida que está em Cristo Jesus, a Timóteo, meu amado filho: Graça, misericórdia e paz da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Senhor”.

Conclusão

Nossa geração têm a responsabilidade de formar, selecionar e lançar sementes que formarão o pomar do Senhor, todos os dias passam pela nossa peneira sementes que deverão ser selecionadas, os critérios de seleção estão acima de nosso gosto e interesse pessoal, são os critérios estabelecidos pelo Mestre em sua Santa Palavra. Nós prepararemos a colheita:

“toda semente carrega em seu bojo uma árvore adormecida”

Cuidado com as sementes misturadas – II Coríntios 4.7


“Não semearás a tua vinha com diferentes espécies de semente, para que não se degenere o fruto da semente que semeares, e a novidade da vinha.” (Dt 22.9).

"Semente de erva daninha misturada ao trigo pode passar cheiro ou acidez para o produto final." Estado de São Paulo - 15/04/2009

“Uma semente de alta qualidade pode ser definida como uma semente geneticamente uniforme, altamente viável e livre de agentes patogênicos”.

“Plantas de alta qualidade produzem sementes de alta qualidade; conheça a planta a ser trabalhada”

Bibliografia:

Bíblia de Estudos Pentecostal – CPAD;

Novo Testamento com Salmos e Provérbios King James – Abba Press Editora;

O Cajado do Pastor – World MAP;

Moore,B.Waylon – Multiplicando Discípulos, Editora Juerp, 1983;

Ott, Craig – Treinando Obreiros, Editora Esperança, 2004;

Gee, Donald – Para que Deis Fruto,Editora Vida, 1991.

David Kornfield - http://www.pastoreiodepastores.org

http://www.especialidades.org/especialidades/6EN/EN51.htm

http://www.planetaorganico.com.br/semente.htm

Pr. Gercino Lourenço Gomes

Igreja Assembléia de Deus de Divinópolis

Congregação do Bairro Icaraí

gercinogomes@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário