Bem vindo!!

Bem Vindo!

Solicite Seminário/Palestra para sua Igreja - Agenda aberta. gercinogomes@gmail.com - 037.3212-3324; 8803-8839 (vivo) - 8802-9256 (Oi whatsApp)

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

HISTÓRIA DA ASSEMBLÉIA DE DEUS NO CENTRO – OESTE DE MINAS - Capítulo I

Tudo começa no final da década de 30; A Igreja dos Estados Unidos é tomada pelo ardor missionário e Minas Gerais, especialmente centro – oeste e sul são beneficiados.

Algott Svenson vem fixa residência em Belo Horizonte; Laurence Olson e Julius Olson fixam residência em Lavras; Gustav Albin Bergstron fixam residência em Divinópolis e Bernhard Jonhson fixa residência em Varginha.

Gustav Albin Bergstron nasceu em Ratwik, Suécia, aos 28 de agosto de 1907; emigrou para os Estados Unidos ainda jovem e dos 17 aos 20 anos dedicou-se ao boxe. Freqüentou o Instituto Bíblico de Springfield, Mo. de 1929 a 1932; veio para o Brasil em meados da década de 30.

Quando Gustav Bergstron chega a Divinópolis já no início da década de 40 (1943) já havia um grupo de irmãos que havia sido transferido da Rede Mineira de Viação – RMV, vindos de Cruzeiro-SP; aqui já havia 1ª Igreja Batista e Igreja Presbiteriana. O Missionário Gustav junta congrega esses irmãos a um mesmo propósito – evangelizar a cidade; o trabalho inicial foi o tradicional culto nos lares dos irmãos espalhando para os lares dos novos decididos. Não demorou muito e surgiu a necessidade de um local público, o primeiro salão foi alugado no bairro Catalão, posteriormente na rua Serra do Cristal e em seguida na rua Pernambuco, entre av. Antonio Olímpio de Morais e av. Primeiro de Junho.

A Evangelização de nossa cidade foi algo difícil para o Missionário Gustav, pois havia duas grandes barreiras, a língua portuguesa e a idolatria da nossa região. A primeira foi sendo vencida pela comunhão e relacionamento com os irmãos, a segunda pelo poder das orações.

No mesmo período a Igreja Católica instala em Divinópolis o Colégio Franciscano com o objetivo de contrapor à obra Missionária que já dava sinais de crescimento em nossa região.

Gustav Bergstron trazia no peito uma chama e ânsia desbravadoras, próprias dos colonizadores americanos; com o auxílio dos membros recém-chegados de Cruzeiro-SP, o trabalho prosperava. Com o aumento do número de congregados aumenta a necessidade de adquirir um terreno próprio, que desse uma representatividade à Igreja Assembléia de Deus e acomodasse os crentes de maneira confortável.

Em 1944 Gustav Bergstron adquire um ótimo terreno na av. Sete de Setembro, esquina com rua Alagoas, onde seria erigido o primeiro templo pentecostal da região , e onde os evangélicos de Divinópolis adorariam a Deus por quatro décadas.

O templo foi construido em duas etapas, um porão construído pelos auxiliares Nelson e Anízio Sales, filhos do Pr. Paulo Sales - segundo pastor da Igreja. Na segunda etapa foi construída a parte superior (nave) da Igreja com uma pequena galeria. Ainda hoje (2011) a construção continua inalterada, embora não mais abrigando uma igreja.


Nenhum comentário:

Postar um comentário