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quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Ensinando Adolescentes e Jovens

Ensinando adolescentes
Leitura Inicial: João 14.8 - Lucas 18.18,20,23

1.    Introdução
Antes de adentrarmos no tema com definições e abordagem geral, gostaria deixar de forma bem clara uma sugestão de meta de trabalho, de alvo a ser perseguido, de um projeto a ser desenvolvido por cada professor destas faixas etárias. Os professores que se propõem trabalhar com adolescentes e jovens deverão lutar para ajudar seus alunos em quatro necessidades básicas, se conseguirem fazê-lo terão cumprido de forma satisfatória sua missão de educador cristão.
Necessidades Básicas dos Adolescentes e Jovens
Ser Conhecido
Ser Integrado
Ser Compreendido
Ser Amado

2.    Definição
Adolescente :lat. adoléscens,éntis (part.pres. de adolescère)'que se desenvolve, cresce, engrossa, aumenta'; já substv. em lat. 'moço ou moça na fase da adolescência.
“Jesus se desenvolvia em sabedoria, estatura e graça na presença de Deus e de todas as pessoas” Lucas 2.52 versão KJ.

3.    Adolescência e Fé


Curiosamente, em meio a tantos questionamentos, reivindicações e incertezas, tem-se verificado que diferente do que se esperava, está confirmado, e cada vez mais, que este período é o mais fértil em termos de conversões religiosas.
Os assuntos ligados a fé são de grande interesse, e seus conceitos aprofundados e postos a prova. É na adolescência que a fé tem que conseguir se explicar.

“... é a época em que a maioria dos líderes religiosos decidiu se tornar ministros ou missionários.”

“... é a melhor fase da vida para se firmar os valores da fé e do relacionamento com Deus.”
Pode parecer até contraditório, uma vez que comumente enfrentamos críticas ferinas à fé, ou indiferença as crenças, além da dificuldade de aceitar a autoridade eclesiástica. Mais leia-se é isto mesmo que eles querem e precisam: FÉ.

Pode parecer duro demais para nós, mas o que os adolescentes fazem é retratar o modo como vivenciam a fé que lhes é mostrada. AUTENTICIDADE como relação ao que percebe entre a fé ensinada e a fé praticada pelas pessoas, especialmente os líderes.
Os conceitos abstratos (teológicos / ideológicos) são reavaliados, com o objetivo de se descobrir uma nova ordenação, que pode ser até a mesma anterior, desde que, sujeita e sobrevivente à investigação. Esta reavaliação ainda incorporará questionamentos sobre MORAL, VIDA FAMILIAR e VERDADES. Neste momento se destacam os seguintes personagens: pais, pastores e professores.

“O maior bem que um professor pode dar a seus alunos é viver a religião de maneira coerente”.

“Porém, a pessoa que observa atentamente a lei perfeita, a lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas praticante zeloso, será muito feliz em tudo o que empreender”. Tiago 1.25 versão KJ.

A rebeldia do adolescente, com relação a vida religiosa, ocorre muitas vezes, porque querem que ele cumpra ou seja responsável por uma prática religiosa que ele não vê em  ninguém. Muito se fala, pouco se vive.

O professor Roger Dudley aponta para 3 causas principais do abandono da fé pelos adolescentes:

Ø  1ª - Relação turbulenta entre estes e seus pais;
Ø  2ª - Incoerência do discurso religioso com a prática religiosa;
Ø  3ª - Novos conceitos formados sobre religião.

O Adolescente precisa descobrir e construir sua IDENTIDADE RELIGIOSA.

“Quanto mais rígida e autocrática for a forma de se aplicar a autoridade religiosa, especialmente quando se combina com severidade e impaciência, mais o adolescente recusará a fé.”
 
“ ...não por força, nem por violência, mas pelo Meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos.” Zacarias 4.6b

Quem ensina fé e comunhão deve viver o que ensina. Não nos enganemos, os adolescentes percebem quando não temos certeza sobre os conceitos, e até mesmo quando não cremos no que ensinamos.

IMPORTANTE: - Não devemos confundir as coisas e daí concluirmos que o professor é infalível. Não é isso que estamos falando. Até mesmo na recuperação de um erro você pode ensinar e dar exemplo. Não é porque a professora foi  mãe solteira que não pode ensinar sobre virgindade. Primeiro deve-se crer que a virgindade é importante.

4.    Objetivo principal do professor.
Encontrar caminho que o conduza ao coração desse adolescente, mostrando-lhe de forma prática:
ü  O que Deus fez à humanidade;
ü  Como Deus fez;
ü  O que Deus espera dele, para a geração atual e vindoura possa ter acesso a essa mesma graça.
  1. Conhecendo suas crises
·        Crise de identidade
·        Crise de autoridade
·        Crise sexual

6.    Erros que devemos evitar

1. Não compreendê-los
2. Falta de empatia
3. Não sendo uma presença real
4. Não entendendo seus sentimentos
5. Querer convencer o adolescente a partir de nossos pressupostos
6. Não sendo coerente
7. Não escutando o adolescente

7.  Atente para a importância destas 3 letras, e dê ao adolescente o que ele precisa.
a)”A” de atender
b)”C” de compreender
c)”A” de avaliar

Ensinando jovens
“Certo jovem chamado  Êutico, que estava sentado numa das janelas, adormeceu profundamente durante o longo sermão de Paulo. Vencido pelo sono, caiu do terceiro andar. Quando tentaram erguê-lo, já estava morto”. Atos 20.9 versão KJ.

O professor precisa trabalhar de forma que consiga ter o jovem completamente dentro da sala para que ele possa “escutar” o ensino da Palavra de Deus, para isto é preciso que:
a)    O ensino seja inteligente, intrigante;
b)    O ensino seja destilado em sua alma;
c)    O ensino seja interessante;
d)    O ensino seja desafiante.

Bibliografia
Bíblia King James;
Eavey,C.B – Princípios de Ensino para o Professor Cristão;
LOPES, Jamiel de Oliveira - Ensino Relevante para adolescentes;
Gomes, Virgílio – Trabalhando com adolescentes cristãos;
Transformação pelo Ensino da Verdade – Apostila Congresso de Professores e Superintendentes da E.B.D. – Ed. Cristã Evangélica


Boa Aula!!!

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